O que é a morte?

10 de julho de 2014

Um tabu em muitas sociedades, inclusive na nossa, que lida muito mal com a velhice e a morte.

No geral, as explicações são pelo ponto de vista religioso, mas pouca reflexão racional e científica sobre o pós-último-suspiro. Assistindo o último episódio da série Agents of Shield, um dos personagens fala sobre a morte citando o princípio da Conservação da Matéria, elaborado pelo francês Antoine Lavoisier, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".


Para mim, a vida é uma apenas. E citando minha amiga Cláudia, é curta ou longa, vai depender da perspectiva. Pode ser muito longa comparada a vida de um gato, que vive entre 15 a 20 anos, ou apenas um sopro, quando consideramos a idade do Sol.

Ver a morte como o apagar da energia das moléculas que nos compõe, mas que não deixará de existir, irá se transformar, como a queima de uma madeira, que passará a ser cinza, carvão e gases. E o que sou hoje, já foi outra coisa em outro momento. E, se ainda, juntarmos à reflexão o surgimento do Sistema Solar e da Terra, tudo ficará ainda mais fascinante.

1 comentários:

Cláudia disse...

Somos passageiros. Por isso acho importante aproveitar a vida breve ou longa que temos. Viajar é importante, sair, rir... O tempo passa muito rápido!

Postar um comentário